Compre sua Passagem

Empresa

Na Nordeste a tradição e a modernidade se aliam para oferecer os melhores serviços de transporte coletivo do Brasil, proporcionando pontualidade, segurança, conforto e tranquilidade.

Isto reflete aos 54 anos de atendimento com qualidade e de muita experiência no trato com as pessoas, tornando-se esses alguns dos seus principais diferenciais de mercado: transportar pessoas e seus sonhos.

Na busca constante de inovações, os investimentos se concentram em tecnologias e na melhoria permanente da frota.

Junto a isso uma equipe formada por mais de 1000 colaboradores diretos e indiretos, altamente qualificada e constantemente treinada se dedica a garantir aos usuários a satisfação total desde a compra dos serviços, aos cuidados que se seguem no embarque, no transporte das bagagens e no desembarque aos destinos.

Nos veículos, a manutenção é rotineira, preventiva e corretiva assegurando veículos devidamente higienizados, em perfeitas condições de uso e muito confortáveis. Isso garante o cumprimento das jornadas, rotas e horários de cada itinerário. Além disso, seus carros modernos contam com suporte especializado em todo o Brasil.

Comprometida com a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, a Nordeste participa de campanhas sociais, esportivas, e na defesa do ambiente externando o compromisso com a sustentabilidade, que já acontece internamente através da busca da qualidade contínua, onde todos da Empresa participam dos processos que mudam atos, pensamentos e os cuidados com a vida.

Sala Vip

Clique na imagem e veja toda a galeria

A Nordeste oferece a seus Clientes, o conforto de três Salas VIP, localizadas nas cidades de Curitiba, Florianópolis e São Paulo. É uma área dedicada a bem atender os nossos passageiros, com todo apoio e conforto que desejam, desfrutanto de momentos de tranquilidade e segurança, enquanto aguardam para o embarque.

Neste aconchegante espaço, os passageiros podem usufruir da sala de espera com TV, banheiros com fraldários e chuveiros, sala de descanso com confortáveis poltronas, cozinha, restaurante/lanchonete com cardápio variado, oferecendo deliciosos pratos quentes e frios, feito com todo carinho que o passageiro merece.

Além disso, para quem está em tratamento médico em Curitiba, para sua comodidade a Nordeste coloca a disposição gratuitamente, o deslocamento até as principais clínicas e hospitais da Capital.

Responsabilidade social

Os projetos sociais fazem parte do pilar de Responsabilidade Social da Nordeste, realizando diversas ações no decorrer do ano, apoiando inúmeras entidades, incentivando a cultura local e também projetos esportivos.

Dentre os principais projetos, a Nordeste realiza o Natal de Luz, muito conhecido e esperado pelas crianças da cidade, que neste ano de 2017, apresentará e encantará o público em sua 7º Edição.

O objetivo é promover uma festa de Natal para população da cidade de Campo Mourão (sede da Empresa), e de algumas cidades das regiões, escolhidas no decorrer de cada ano, além de reforçar os valores natalinos, levando as crianças a perceberem e sentirem, que os presentes mais importantes que recebemos e damos, são os sentimentos de amor, amizade, fraternidade e acima de tudo solidariedade.

“Na vida, a gente passa por três fases:
a primeira, quando acreditamos no Papai Noel;
a segunda, quando deixamos de acreditar
e a terceira, quando nos tornamos Papai Noel”.

O sucesso deste projeto solidário não depende apenas da Empresa, mais do coração solidário de cada um de nossos colaboradores, que unidos e em pequenos gestos, geram grandes transformações ao final de cada Natal, levando esperança e sorrisos a milhares de crianças e adultos, alcançando em torno de 30 mil pessoas ao final de cada ano, sendo o sorriso e a felicidade destas pessoas a nossa maior recompensa.

 

História

Clique na imagem e veja toda a galeria

Em meados dos anos 50, um jovem carroceiro enfrentava as dificuldades da vida, comercializando frutas, verduras e cereais para sustentar sua família. Mas, ele tinha dentro de si um grande sonho: ter uma empresa que transportasse pessoas, reduzindo as distâncias entre as cidades, facilitando a vida de quem precisava percorrer as estradas do Paraná.

Esse jovem de espírito empreendedor era Vassílio Boiko, nascido em setembro de 1913, em Prudentópolis, no interior do Paraná. Ele que trabalhava desde muito pequeno na lavoura com o pai, o qual lhe presenteou com uma carroça e uma parelha de animais para o transporte de lenha. Ao longo do tempo e da sua experiência adquiriu uma carroça maior para transportar frutas, principalmente laranjas.

A partir de 1945, ele começou a viajar pelos sertões vendendo medicamentos, roupas e sal; além de prestar outros serviços. Assim, ele foi economizando dinheiro, conseguindo adquirir um caminhão Ford 1946, com o qual continuou no ramo de mascate, até 1951, quando instalou um armazém na localidade de Macacos, em Roncador – PR, onde trabalhava com sua esposa, Verônica Boiko.

Como os negócios prosperavam cada vez mais, em 1952 ele resolve, em sociedade com o irmão Nicolau Boiko adquirir o Expresso Oeste, empresa constituída por dois carros Ford, com capacidade para 12 passageiros, que fazia apenas a linha Campo Mourão - Pitanga.

Em 1958, adquiriu a parte da sociedade do irmão Nicolau e no ano seguinte se mudou para Campo Mourão, onde instalou um hotel, que era ao mesmo tempo: sede da Empresa, ponto de ônibus, alojamento dos colaboradores, bem como, de sua família. Nessa época adquiriu 3 ônibus e também a linha Pitanga - Guarapuava. Dois anos depois, ao adquirir a linha Goioerê - Cascavel, precisou adquirir outros 3 ônibus, que foram pagos à prestação, com muito trabalho e dificuldade.

Acreditando no potencial de crescimento da região, Vassílio sempre buscou potencializar seus serviços de transporte de passageiros para toda esta rica região do Paraná, que na época começava a se desenvolver com a colonização de muitas cidades impulsionadas pela cafeicultura, hortelã e outras culturas.

Em pouco tempo já eram 15 ônibus rodando pelas estradas do Paraná, além de possuir uma matriz administrativa e garagem própria, sediadas em Campo Mourão, e já contavam com agências em outras cidades que estavam em seu roteiro.

As cidades fundadas na região possuíam estrutura precária, além de muito mato e pinheiro e a mão-de-obra também era escassa. Por isso, Vassílio foi buscar nos conterrâneos das famílias amigas de Prudentópolis, trabalhadores de confiança, que pudessem colaborar para o crescimento da Empresa e consequentemente de toda região. Esses vinham de mala e cuia trabalhar na Empresa, chegando inclusive a morar nas instalações.

É o que conta José Macohin, o Macuco, com 71 anos, um dos primeiros funcionários da empresa. “Vim chamado pelo Vassílio que era conhecido do meu pai em Prudentópolis. Comecei como cobrador. Passei muitas noites nas estradas com os carros encalhados no barro, ou à beira dos rios da região à espera de balsas. Morava na Empresa que fornecia tudo o que precisávamos. Depois fui pelo interior ajudando nas garagens que estavam começando e precisavam de peças para os carros, também trabalhava prestando socorro aos carros à noite, quando era necessário. Já fui controlador do estoque de peças, almoxarife, entregador e recebedor de peças. Considero a Empresa como se fosse minha casa, e minha família também considera assim”, afirma.

Muitos desafios foram enfrentados nas estradas até a Empresa se consolidar. Sem asfalto ou mesmo pontes sobre os rios, uma viagem tornava-se uma aventura. As chuvas traziam barro e faziam os carros ficarem dias na estrada. Seguir viagem, só quando se colocava correntes nos pneus. Também havia a poeira vermelha nas épocas secas, e muitas balsas sobre os rios. Se faltavam estradas e veículos, o jeito muitas vezes era transportar o máximo possível de passageiros, muitos destes migrantes, famílias inteiras com as mudanças em busca de uma vida nova e prosperidade no interior do Paraná. Pessoas com seus sonhos, sendo transportados pelos carros da Nordeste.

“O grande problema era quando chovia. O Rio Piquiri subia, a balsa parava e nós ficávamos presos. Havia necessidade de esperar o rio baixar. E quando não era chuva, era poeira. Chegávamos em Maringá empoeirados, a terra era vermelha e mesmo com banho não saía toda a sujeira”. Germano Boiko.

Mesmo entre tantas dificuldades, os colaboradores e proprietários não deixavam de transportar as pessoas e suas histórias. “No percurso da viagem de Campo Mourão a Guarapuava levava-se uma semana. Era meio dia de sol e chovia de novo. A estrada não secava em meio dia. Por isso, conhecíamos todos os moradores nas estradas. Andávamos de 5 a 10 quilômetros para encontrar alguém e pedir comida ou pouso. Muitas vezes todo mundo dormia dentro do ônibus, porque não passava ninguém”, lembrou Germano Boiko.

O Sr. Vassilio Boiko, juntamente com sua esposa Verônica, satisfeitos com o sucesso da Empresa, registram a Empresa no dia 27 de junho de 1963, com o nome de “EXPRESSO NORDESTE LTDA”.

Exultantes com a Empresa, em 1970 o pioneiro Vassílio instalou a Sede Administrativa da Empresa na cidade de Campo Mourão. Com uma área de 51.200 metros quadrados, sendo 2.000m2 de área construída para a Administração, 5.000m2 para a manutenção e mais 326 m2 incluindo alojamento e serviços gerais e associação esportiva. A Sede Administrativa dá apoio às demais garagens, pessoal e frota.

Com o falecimento de seu fundador em fevereiro de 1980, a Empresa passou a ser administrada por seus filhos, dando continuidade no mercado, a qual atualmente tem destaque nos seus segmentos de atuação por oferecer sempre um ótimo atendimento, modernidade em sua frota e profissionais capacitados e treinados para que sua viagem seja especial.

Pela expansão no ramo instalou a Matriz em São Paulo/SP e atua nos Estados do Paraná e São Paulo, nos segmentos de transporte rodoviário de passageiros, cargas e fretamento, tendo uma frota com mais de 300 veículos, empregando direta e indiretamente mais de 1000 funcionários, transportando em torno de 250.000 de passageiros e rodando em média 1.350.000 km por mês, possui mais de 130 pontos de vendas de passagens e 14 garagens utilizadas para limpeza e manutenção de veículos.

A Nordeste administrada por Teófilo Boiko e Germano Boiko, juntamente com seus filhos, já conquistou 54 anos de sucesso, viajando pelo Brasil, levando gente, levando histórias e beneficiando direta e indiretamente milhares de brasileiros.

“Cada época tem suas peculiaridades. Hoje nossa atividade mudou, porque os meios de transportes mudaram, e o poder aquisitivo aumentou bastante. Então temos que procurar inovar sempre, frotas novas, condições de pagamento. Temos que proporcionar satisfação a partir do momento da compra da passagem. Garantir tanto na origem quanto no destino, pontualidade, segurança, conforto e bom atendimento” Teófilo Boiko.


Essa é a história de Vassílio Boiko, história de sua família, história da Nordeste... enfim são 54 anos somando esforços, multiplicando conquistas e aproximando pessoas!

Nosso lema é “Viver é viajar...”